domingo, 23 de outubro de 2011

Alívio Imediato;





"Há quem diga que a função das palavras é esconder o que sentimos... eu não digo. " ¹

Escrevo porque preciso, porque tenho necessidade. Válvula de escape, mecanismo de defesa? Chame-a como quiser. Baseio-me em uma forma de exposição! Mais do que possibilitar uma transmissão da minha subjetividade a um possível leitor, vejo isto como uma forma, bem clichê, de desabafo.
Escrevo porque posso transparecer o que o meu inconsciente tem vontade de gritar por aí; porque posso assumir a condição e posicionamento ideológico/social que der na telha e o mais importante; porque tenho a partir de apenas 24 letras possibilidades variadas, inesgotáveis e infindas de comunicação.
Quando algo dá errado, para contar um segredo (mesmo que seja só para o diário), para dizer que estamos apaixonados, quando estamos alegres, porque estamos com saudades, para consolar um amigo, para encorajar um irmão, para nos sentirmos mais próximos da família, para parabenizar um aniversariante, para deixar uma lembrança... enfim, para sobrevivermos e existirmos.. nos expressamos! Ou seja, a linguagem (verbal ou não) é um quesito/qualidade essencial do/no ser humano e que deve ser transmitida da maneira como o sujeito preferir. E realmente, se expressar no meu caso, é ESCREVENDO [no gerúndio mesmo], porque afinal..."todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser".. não?


E ainda, há quem diga que a função das palavras é esconder o que sentimos? Realmente, eu não digo.

¹ Humberto Gessinger

10 comentários:

  1. adoreiii elô! é bom ler coisas assim =D

    Bia!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns elô, muito bom ! :D

    Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Tem toda a razão! Que suas palavras sejam feita as minhas! Parabéns pelo texto que consegue expressar perfeitamente a função do léxico em nossas vidas.

    Por: Laiana

    ResponderExcluir
  4. Laih, é um emaranhado de coisas que vem na minha cabeça e eu coloco no "papel". Perfeitamente não, mas obrigada de verdade pelo elogio anjinho! *-*

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, minha Chará! Tu escreves muito bem também! Vou acompanhar teu blog...
    Bjs
    Eloisa Rocia

    ResponderExcluir
  6. Ainda acredito que o silêncio fala mais que mil palavras, mas sejamos realistas: a língua existe para a comunicação, e como você mesma disse: muitas vezes a usamos, por exemplo, para consolar alguém que amamos muito.
    A linguagem não esconde o que sentimos, nem ao menos na ausência delas. Na verdade, quando distantes de uma comunicação, os problemas que antes era solucionáveis, não tem mais solução.
    É necessário essa loucura de troca de opiniões, compartilhar, e cantar a vida em alto e bom som.



    Beijo doce.
    Ótima semana a você.
    Grata pelo carinho.

    ResponderExcluir
  7. Aliás, já ia até me esquecendo sobre a sua pergunta no meu cantinho...
    Sabe, eu ainda não faço Letras, mas pretendo passar na faculdade este ano. Ademais, fiquei felicíssima pela sua dedução, além da digníssima comparação com Olavo Bilac.

    Fico por aqui.

    ResponderExcluir
  8. presizamos falar o q sentimos pois isso alivia e nao nos deixa sufocar

    ResponderExcluir